O que é ACT?

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem psicoterapêutica que visa ajudar as pessoas a aceitar os pensamentos e sentimentos difíceis em vez de lutar contra eles. Desenvolvida por Steven C. Hayes na década de 1980, a ACT encoraja os indivíduos a viverem de acordo com seus valores mais profundos e a tomarem ações concretas que melhorem sua qualidade de vida quanto à suas queixas e necessidades.

Especificações técnicas:

  1. Aceitação: A ACT fomenta a aceitação dos pensamentos e sentimentos negativos sem tentar eliminá-los.

  2. Desfusão Cognitiva: Técnicas para reduzir o impacto dos pensamentos negativos, observando-os como eventos temporários e não como realidade.

  3. Contato com o momento presente: Prática de mindfulness para aumentar a consciência do "aqui e agora".

  4. Valores: Identificação dos valores pessoais e ações alinhadas com esses valores.

  5. Ação Comprometida: Desenvolvimento de um plano de ação baseado nos valores pessoais e manutenção do compromisso com essas ações.

  6. SELF: Identificação do “eu observador” (Self-as-context): uma função do self que permite observar os próprios pensamentos e sentimentos sem se identificar com eles. Este conceito central difere do “eu-conceito” (self-as-content) e facilita a aceitação e desfusão.

Exemplos comuns de aplicação:

  • Ansiedade: Aceitar e observar os pensamentos ansiosos sem tentar eliminá-los e focar em ações significativas.

  • Depressão: Trabalhar na aceitação dos sentimentos depressivos e identificar valores que possam guiar ações positivas.

  • Estresse: Utilizar técnicas de mindfulness para gerenciar o estresse e desenvolver ações comprometidas.

  • Transtornos de Humor: Desfusão cognitiva para reduzir o impacto dos pensamentos negativos e promover ações baseadas em valores.

  • Fobias: Desligar-se de pensamentos angustiantes para reduzir a reação de medo. 

  • Dores Crônicas: Encorajar a aceitação das dores crônicas e desenvolver ações significativas que melhoram a qualidade de vida.

  • Automutilação: Trabalhar na aceitação dos impulsos de automutilação e focar em ações relacionadas aos valores pessoais.

Terapia de aceitação e compromisso (ACT)

O objetivo da ACT é aumentar a flexibilidade psicológica do paciente, permitindo que ele desenvolva uma vida mais significativa e autêntica.

Transforme sua vida com a terapia de aceitação e compromisso (ACT)

Você já refletiu sobre como os seus pensamentos moldam suas emoções e comportamentos? Com a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), você pode aprender a reconhecer seus pensamentos e emoções com mais flexibilidade, permitindo que você lide com eles de maneira mais eficiente.

Neste espaço de apoio psicológico, você tem a oportunidade de falar comigo abertamente sobre a sua vida, necessidades, desafios e objetivos. Desejo entender sua história de vida, necessidades e aspirações para encontrarmos caminhos para uma vida produtiva e significativa.

Agende sua consulta